Passeio pela História
Numa tarde agradável recomenda-se sempre um passeio. Num dia em que se comemora a implantação da República este convicto republicano decidiu visitar uma das maiores obras da monarquia! O palácio de Mafra merece a visita, apesar de até fim de Outubro estar a decorrer o X Festival Internacional de Música de Mafra o que provoca que algumas salas estejam "desarrumadas" e ocupadas por cadeiras de acrílico.
A biblioteca é absolutamente fabulosa. Pena que não disponha de um catálogo. Segundo fui informado para qualquer pesquisa o melhor é telefonar e dizer os assuntos que se pretendem, depois aguarda-se a resposta da bibliotecária. Não é um método vulgar mas também é melhor que nem chegar perto.
Já agora uma informação curiosa: não são permitidas quaisquer tipos de captação de imagens, mesmo sem flash. O motivo, entre alguns sorrisos da funcionária, é motivar a procura dos folhetos, postais e catálogos na loja do palácio. Já noutro forum se discutiu esta prática corrente de não permitir a captação de imagens em diversos museus portugueses. Na altura Filipe Castro comentou que lhe tinham dado todo tipo de justificações: direitos de autor, "ordens superiores" ou espionagem científica. Agora fica uma nova motivação mais "comercial".
Sem comentários:
Enviar um comentário