quinta-feira, 15 de março de 2007

Moral


Os novos moralismos atacam em todas as direcções. Primeiro foi a campanha da Dolce&Gabbana, agora a da Armani. No primeiro caso por promover uma imagem submissa da mulher e fazer a apologia da violação e da violência, no segundo por mostrar poses dúbias sobre crianças. São estes mesmos que não se insurgem contra a exposição de tudo e de todos nos meios de comunicação, veja-se a chamada imprensa cor-de-rosa.

São os mesmos, como o Correio da Manhã que, ainda ontem, trazia na capa a foto do rosto da mulher que raptou a criança de Lousada e que tem feito a histeria colectiva, ao ponto de até a PJ entrar no jogo. Qual seria o objectivo da foto? Humilhar ainda mais uma mulher que por algum motivo raptou uma criança pensando que isso iria salvar o casamento?

Para culminar alguns insurgem-se contra um novo programa da TVI que mostra as mulheres como bonitas e burras. Insurjam-se contra toda a TVI por ser bonita e burra. A TVI há muito que deixou de ser uma escolha tal é o nível rasteiro dos seus programas. Uma jurada afirma convictamente estar lá “por motivos de enriquecimento sociológico e de pesquisa ficcional". Está tudo dito.