quarta-feira, 24 de março de 2010

"Não há recuo"

O director do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), João Brigola, disse ontem ao PÚBLICO que o prazo dado ao director do Museu Nacional de Arqueologia, Luís Raposo, para a entrega da torre oca (um espaço que tem que ser devolvido à Marinha, que o cedeu ao MNA em 1993) é para cumprir. Até 8 de Maio a torre tem que ser devolvida – situação que, dissera Raposo ao PÚBLICO no domingo, é “totalmente inaceitável”.

Por este excerto se percebe o extremo das posições na área da museologia. Desde que chegou uma nova equipa ao Ministério da Cultura tudo tem estado em ebulição... São museus novos, transferências, fusões. De tudo se tem discutido. O que esta polémica permite perceber é que nada disto é consensualizado com os directores que estão em funções. Os museus tornaram-se em algo polémico com este MC. O projecto para o novo Museu dos Coches é outro assunto, mas face ao que está no PEC e à conjuntura financeira do país, alguém acredita que este é um projecto para avançar agora?

Face a esta notícia Luís Raposo apenas tem um caminho. O da demissão. Não é bonito e não era necessário, mas não percebo como se pode conviver com um director que não cumpre ordens de serviço.

Sem comentários: