terça-feira, 19 de junho de 2007

Tratado de Tordesilhas e Corpo Cronológico

Portugal candidatou o Tratado de Tordesilhas e o Corpo Cronológico à inscrição de bens de património documental mundial no registo Memória do Mundo, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Os candidatos são o Corpo Cronológico — uma colecção que reúne mais de 80 mil documentos em papel e pergaminho datados dos séculos XV e XVI, existente na Torre do Tombo, em Lisboa — e o Tratado de Tordesilhas, celebrado em 1494 entre D. João II e os reis católicos, cujo original português se encontra no Arquivo Geral das Índias, em Sevilha, estando o castelhano também na Torre do Tombo.

O objectivo é identificar e preservar documentos e arquivos de grande valor histórico, de modo a criar uma memória do mundo que reflicta a diversidade das línguas, povos e culturas.A organização lançou o programa por considerar que o património documental, muitas vezes ameaçado, "é tão necessário para a conservação da diversidade cultural da humanidade como os sítios do património mundial".
Fonte: Público

Confesso que não percebo o porquê de se escolher o Corpo Cronológico. Enquanto investigador já recorri a ele várias vezes e é com agrado que vejo o nosso património ser valorizado. O que pergunto é porquê este núcleo e não outro? Há alguns com igual importância, seria interessante que a Comissão Nacional da UNESCO explicasse esta opção.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ola Ralg !

Já conhece este livro ?
http://www.archive.org/details/diplomatichist00harrrich

cpts
Ralf

Ralg disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ralg disse...

Obrigado pela dica. A informação já está guardada. O que me espanta sempre é a facilidade com que nos paises anglo-saxões se disponibiliza esta informação. Nós temos uma Biblioteca Nacional Digital aos solavancos e uma Torre do Tombo On-line incipiente!

Obrigado
Ralg