segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Causas Públicas III

Novo comentário e nova réplica.

Quanto aos quatro pontos enunciados parece que estamos de acordo. Podem existir pequenos desvios mas nada de substancial.

Já a última parte do comentário reza o seguinte:

"Felizmente que hoje tudo, até os serviços públicos, começam a funcionar de forma diferente. Aqui estamos em desacordo, a causa pública, tendencialmente com as novas gerações de funcionários, deixará, assim acredito, de ser manipulável pelos interesses particulares e poderá cumprir o seu objectivo pelo bem comum. Será resultado do sistema de avaliação ou do programa Simplex…"

Quanto a isto devo confessar o meu pessimismo. A nova geração traz novos métodos e novas capacidades mas nada poderá mudar se as chefias não mudarem. Já o tinha dito e mantenho. O novo sistema de avaliação pode ter boas intenções, mas quem está por dentro percebe que poucas alterações introduz, para além de uma progressão mais lenta na Carreira (e muita burocracia). Infelizmente não se prevê grandes alterações ao nível da gestão de recursos humanos. Quanto ao simplex... É só um projecto. Enquanto os políticos decidirem sem ouvir os técnicos, ou pedirem estudos com as conclusões já escritas, não vamos mudar. Eu nem sou pessimista, mas... Para mudar ainda vamos demorar muito. O nosso lado latino não permitirá outra coisa.

1 comentário:

Anónimo disse...

A que chefias te referes (o tutear parece-me adequado, espero que não o entendas com cariz desrespeitoso)?
Direcção de Departamento não entendes já como patamar hierárquico de chefia?!
É que, como sabes, é comum, enquanto povo, termos a mania de imputar as responsabilidades aos demais, sem nunca assumirmos as próprias, sem tentarmos nada de útil e efectivo para mudar.
Ultimamente tem-me causado alguma confusão o sistema SIADAP, assusta-me claramente:
- a imposição das percentagens para além de redutor, revela-se como factor desmotivante para quem realmente trabalha e produz.
As coisas importantes são concebidas por quem, por isso mesmo, não tem tempo para gerir a sua carreira com vista ao objectivo “Avaliação”.
Ao nível da tal chefia, não te descartes estás lá, o que é que se faz para evitar e mudar este sistema de injustiças?